03 dezembro, 2013

UFPel e PPGBBio na Antártica

No dia 24 de novembro desembarca em Pelotas o avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira. O seu destino é o Navio Polar Almirante Maximiano, que está na em missão de pesquisa no Continente Antártico durante a XXXII Operação Antártica (OPERANTAR). No dia 25 se integram ao grupo vários pesquisadores de outras universidades, além da aluna do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, Bruna Silveira Pacheco. A aluna do PPGBBio ainda neste ano passou pelo Treinamento Pré-Antártico, que foi realizando na Ilha da Marambaia (RJ). Na oportunidade, também participaram do treinamento vários pesquisadores, militares e também o acadêmico do curso de Farmácia, Bruno Muchale.

Segundo o orientador, Claudio M. P. Pereira, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) é uma oportunidade de estender os estudos na linha de constituintes químicos e bioquímicos das algas antárticas, que são importantíssimas dentro do contexto da vida para aquele continente. O material coletado pela aluna será fonte de suas pesquisas e também de outros alunos da UFPel, USP, UNESPAR e Jardim Botânico de SP. O projeto é coordenado pelo professor Pio Colepicolo (USP) e tem a participação dos laboratórios LAHBBio (Laboratório de Heterociclos Bioativos e Bioprospecção) e LCCBio (Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais), ambos da UFPel.

Ainda em missão OPERANTAR, a pós-graduanda terá a oportunidade de visitar a Universidad de Magallanes em Punta Arenas, Chile, em visita aos professores Andres Mansilla e Mª Soledad Astorga, ambos especialistas nas pesquisas relacionadas à química e biologia das macroalgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário